terça-feira, 17 de abril de 2012

Obesidade, carência, medicina e o círculo todo de novo!


                    Imagem: ssoepapodemulherzinha.blogspot.com

Esse artigo, assim como centenas que você pode encontrar na Internet, tem como objetivo entender, repassar e informar o que é possível fazer para evitar a obesidade, a obesidade mórbida, à obesidade infantil, etc.
Repassar pontos, discordar de dados, defender os gordinhos, encontrar desculpas no dia a dia, no estresse diário, nas frustrações e carências de 99% das mulheres, como link para a transformação de uma pessoa com peso balanceado, normal (?) em uma pessoa com sobrepeso.
Em primeiro lugar como opinião própria, acredito que muitas estatísticas e gráficos do que é estar com sobrepeso, já começa a tratar todos, principalmente as mulheres como padrão de magreza e/ou beleza ou vice versa.
Essa autora quer ser totalmente responsabilizada pelas incorreções que cometer com este artigo e quer com certeza, fazer os cientistas, nutrólogos, laboratórios, médicos, Personal Training, e todos e quaisquer outros profissionais qualificados, entendam que não são todas as pessoas que têm a capacidade de ser padrão, atingir a meta específica, ter o peso ideal ou IMC menor ou igual a 25.
Também quero e com muita força deixar claro que não discordo das estatísticas de que esse ou aquele número seja o certo para estar zero a zero com a balança, só não concordo que esse peso é o ideal para que a pessoa seja feliz, bonita ou amada mais e melhor por causa disso.
Quisera eu estar dentro do IMC declarado como o ideal! Nunca estive e não conheço muitas pessoas que tenham.
E não levanto bandeira dos gordos ou da gordura, também não vejo beleza ou utilidade na obesidade e concordo plenamente que esta seja uma das piores e mais presentes doenças dos dias atuais.
A minha vida inteira lutei contra o sobrepeso, sempre fui gordinha, desde os 13 anos.
Deixei de fazer muita coisa normal porque tinha muita vergonha de tudo. Não usava biquíni, nem blusinha de alça, barriga de fora, nem nada do tipo.
Era adolescente e não queria chamar a atenção por meu defeito ( sim, eu considerava um defeito, e a única culpada era eu mesma).
Então depois que fiz uns 15 anos, comecei a me defender dos possíveis ataques à minha aparência, que eu supunha ser horrorosa ( hoje vejo as fotos e me acho uma graça!), fazendo piadas sobre mim mesmo e os meus semelhantes em banha sobrando.
Deixei de ir à Praia com amigos, deixei de declarar meu apreço a alguém por quem supus estar apaixonada, deixei de viver coisas que só poderia fazer naquela época, então aquela época passou.
Aí o tempo me fez compensar a falta de namoradinhos, passeios ao cinema, sentar na pracinha e tomar sorvete com algum paquera, em comer mais ainda.
 
Mais tarde depois dos 18, (era uma gata com 18 anos! Tem foto provando) comecei a beber um pouquinho, também para afogar as mágoas da falta de oportunidades que eu mesma deixara de ter e enxergar.
Passados alguns anos dessas constatações  e acontecimentos, me reconheci como uma mulher interessante, até mesmo desejada, ao ponto de casar com apenas 20 anos e meu marido nunca sequer ter pensado em me deixar por ser mais ou menos gorda do que o normal!
Só depois de tantos anos passados, e é por isso que escrevo esse artigo, percebi que não existe um número exato para mim nem pra ninguém, a não ser para os modelos, talvez por isso o nome seja “modelo”. Modelo de tamanho para ficar bonito na TV, passarela, cinema etc.
Não existe um peso certo, tamanho certo de manequim, quantidade de celulite certa que tenha a capacidade de me trazer felicidade.
Sei sim que serei mais feliz, se estiver com boa aparência, cabelo bonito.
Se puder colocar uma roupa que me caiba e não marque tanto culote, tanta barriga ou cintura de bujão de gás!
Mas sei que não preciso pesar 55 kilos porque tenho 1:59m.
Posso pesar 65 kilos e ficar uma elegância com esse meu tamanho.
Na verdade não estou com 65 kilos, quem me dera, mas luto um pouco para não me distanciar cada vez mais desse que me agradaria ter como peso. Aí me exercito um pouco, puxo uns pesinhos, nado um pouquinho, dou uns pulinhos, faço uns abdominais.
Não está bom ainda não! Quero comprar uma esteira e correr nela, porque gosto de correr, há 2 anos atrás quando morava em um sítio no interior do Rio de Janeiro, corria mais de 2 kilometros todo dia, andava mais uns 6.
Ficava feliz de estar me exercitando! Não fiquei magra, porque não nasci pra ser magra. Fiquei saudável e mais contente!
Mas aí ( assunto de um outro Post) fui traída por amigos de trabalho, massacrada pela vida e caindo em uma certa depressão, engordei quase 20 kilos.
Já perdi uns 10 desde então, mais ainda falta uns 15, então prossigamos!
Perdi tempo, perdi  gente, perdi vida, perdi sorrisos, porque adolescente me achava horrorosa de gorda, depois debochando de mim mesma alimentei essa chateação, aumentei o problema e me distanciei de tentar melhorar para meu próprio benefício.
Hoje quero agradar primeiro a uma pessoa: EU mesma!
Tento comer menos besteiras, algumas não consigo, como menos carboidratos, às vezes como farinha integral, na maioria das vezes o refrigerante é light e prossigamos!
Então agora meus seguidores amados vamos falar do científico e politicamente correto:
 

Do Site  Minha vida.com.br, visitado ás 16:00, de 17 de abril de 2012

O que é Obesidade?

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo de energia na alimentação, superior àquela usada pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia. Ou seja: a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

Complicações possíveis

Pessoas obesas têm maior probabilidade de desenvolver doenças como pressão alta, diabetes, problemas nas articulações, dificuldades respiratórias, gota, pedras na vesícula e até algumas formas de câncer.
 

 

Convivendo/ Prognóstico

Cuidados

  • Não deposite as esperanças do tratamento apenas no medicamento, pois o resultado depende principalmente das mudanças nos hábitos de vida (dieta e atividade física)
  • Com o tempo o medicamento pode passar a perder o efeito. Se isso ocorrer, consulte seu médico e nunca aumente a dose por conta própria
  • Existem muitas propagandas irregulares de medicamentos para emagrecer nos meios de comunicação, por isso não acredite em promessas de emagrecimento rápido e fácil
  • Não compre medicamentos pela internet ou em academias de ginástica, pois muitos não são autorizados pelo Ministério da Saúde e podem fazer mal a quem utiliza
  • Clínicas e consultórios não podem vender medicamentos. O paciente tem a liberdade de escolher a farmácia de sua confiança para comprar ou manipular o medicamento prescrito
  • Fórmulas de emagrecimento com várias substâncias misturadas são proibidas pelo Ministério da Saúde e já provocaram mortes.

                                    Imagem do site:frangonerd.com.br

Lembre-se sempre:

Não existe mágica! Para manter o peso dentro dos valores desejáveis a melhor opção é ter uma alimentação balanceada e praticar atividades físicas regularmente.

Classificação do IMC:

  • Menor que 18,5 Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,9 - Peso normal
  • Entre 25 e 29,9 - Sobrepeso (acima do peso desejado)
  • Igual ou acima de 30 - Obesidade.

Cálculo do IMC:

  • IMC=peso (kg) / altura (m) x altura (m)
  • Exemplo: João tem 83 kg e sua altura é 1,75 m
  • Altura x altura = 1,75 x 1,75 = 3.0625
  • IMC = 83 divididos por 3,0625 = 27,10
  • O resultado de 27,10 de IMC indica que João está acima do peso desejado (sobrepeso).

Medicamentos

A utilização de medicamentos contribui de forma modesta e temporária para a redução de peso e nunca devem ser usados como única forma de tratamento. Boa parte das substâncias usadas atuam no cérebro e podem provocar reações adversas graves, como: nervosismo, insônia, aumento da pressão sanguínea, batimentos cardíacos acelerados, boca seca, intestino preso. Um dos riscos mais preocupantes é o de se tornar dependente do medicamento, por isso, o tratamento deve ser acompanhado com rigor e restrito a alguns tipos de pacientes.
·         Atualmente, a obesidade é considerada um problema de saúde pública e está relacionada a várias doenças, como diabetes, problemas cardiovasculares, dificuldades motoras e articulares, além de distúrbios do sono.
Veja mais em: http://www.minhavida.com.br/temas/obesidade


Do Site: www.emagrecasemdieta.kit.net/exercicios.htm,visitado as 18 hs dia 17 de abril de 2012

EXERCICIOS
QUAL O MELHOR EXERCÍCIO PARA EMAGRECER?
DEVE-SE ADOTAR OS EXERCÍCIOS COMO UM HÁBITO DE VIDA
Antes de escolher o exercício ideal para o emagrecimento, é fundamental que sinta prazer no que está fazendo, para que não acabe apenas como um sacrifício temporário. Os exercícios devem ajudar na queima de gordura e também na manutenção da musculatura. Caso o esporte escolhido não preencha estas duas necessidades, uma ótima solução é associar uma atividade aeróbica com longa duração e sem intensidade e outra que ajude na manutenção ou desenvolvimento muscular.
VEJA NO LINK: CALORIAS DOS ALIMENTOS,  a tabela que irá ajudá-lo a entender o quanto cada esporte contribui, em média , para o gasto energético,  no desenvolvimento e preservação muscular.
 
O que se deve e o que não se deve  fazer.
PEÇA  conselho ao seu médico no caso de sofrer de pressão alta, TONTURAS, quaisquer distúrbios  do CORAÇÃO,  DIABETES, DORES NAS COSTAS OU ARTRITE.
NÃO FAÇA  exercícios por mais de 20 minutos no início. Se não conseguir agüentar os 20 minutos , vá aumentando as sessões devagar.
PARE  e descanse se ficar sem fôlego ou sentir dor ou desconforto. Deve-se estar sempre em condições de manter uma conversa enquanto se faz exercício.
NÃO FAÇA  exercício quando estiver cansado, doente ou febril .
ESPERE  pelo menos 2 horas depois das refeições antes de fazer exercício.
NÃO ESCOLHA  um esporte de competição se você sofre de estresse ou tensão.
AQUEÇA o corpo antes de um exercício violento, para reduzir o risco de distensões de músculos ou ligamentos.
USE  roupas largas, confortáveis, de algodão , se possível, porque ele absorve a transpiração melhor do que os tecidos sintéticos e permite que o ar circule mais livremente. Lembre-se que a transpiração e a evaporação permite ao corpo esfriar.
Qualquer tipo de  roupa que retarde esse processo natural do corpo pode provocar aquecimento excessivo , às vezes prejudicial à saúde. Por essa razão , evite os tecidos emborrachados, de plásticos ou 100% poliéster .Descarte também as roupas pesadas.
COMPRE   um par de tênis de boa qualidade, confortável, para se proteger de possíveis lesões.
 
.  


LINKS para você visitar:
http://www.dietaesaude.com.br/alimentos 
http://www.minhavida.com.br/receita.htm
http://www.dietaesaude.com.br/tema/23/DS-Secao-Alimentacao

-----------------------------------------------------------------------------------------------

 Cantarei

A tarde quando peguei na folha,
para escrever qualquer coisa despretenciosa
Estava só, tensa e ansiosa!
Estava querendo juntar as pontas 
Desse amor tão insensato
 
Que agora até me parece grato!
Estive estou e estarei sempre ao teu redor!
Amor que cantarei em Sol maior!
Sim cantarei sempre e no entanto
 
Cantarei por cantar, assim pra ouvir toda a gente!
Criaturas, crateras, impuras, feras
Que se formam consecutivamente!

5 comentários:

  1. Muito bom este post,muito boa as dicas e principal força de vontade até onde dá rsrsrs!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito!!!Vale para as adolescentes não deixarem a vida passar,se trancar com vergonha...somos nó que nos fazemos bonitos ou feios,claro devemos cuidar da saúde!!!!!

    ResponderExcluir
  3. muito boa reportagem , e tenho a certeza que milhares de homens e mulheres se identificam com esse sentimento.

    ResponderExcluir
  4. muito bom, eu tb sempre briguei com a balanca.

    ResponderExcluir

Se gostou Comentaí!!!!!! Não gostou, opiniões que acrescentem, PLEASE!!!!!

Michael Jackson

 Ser contemporânea desse cara só será entendido por quem foi. Não existia ninguém, nem nada melhor pra fazer na vida do que ouvi-lo e/ou ass...